TÉCNICA SHOU SUGI BAN – MADEIRA CARBONIZADA
A técnica Shou Sugi Ban tem origem Japonesa, o que proporciona um efeito sofisticado em tom preto na madeira. Esse efeito é consequência calculada da carbonização da madeira.
Origem da madeira carbonizada
Na ilha de Naoshima, aproximadamente há trezentos anos os pescadores procuravam por alternativas que fortalecessem a estrutura de suas casas, que sofriam com eventos climáticos e invasão da maré. Após varias tentativas chegaram à madeira carbonizada utilizando a técnica Shou Sugi Ban. Em suas experiências perceberam que a madeira carbonizada antes da construção, ganhava resistência a quase todos os efeitos naturais, mas principalmente contra a umidade.
O arquiteto Terunobu Fujimori, utilizou em suas obras o que fez que sua utilização chegasse a outros países.
A madeira carbonizada pode ser utilizada em todos os ambientes da casa e no seu exterior, devido a sua resistência aos intempéries da natureza e a ameaças de fungos.
Cumaru e Ipê carbonizado
O cumaru e o ipê não deixam nada a desejar as madeiras utilizadas nos projetos do Japão. No caso do cumaru e do ipê, suas cores naturais já são escura, com a técnica da carbonização o tom preto fosco logo é alcançado. Por ser uma madeira naturalmente durável a técnica a deixa ainda mais resistente.
No caso do pinus e eucalipto que são madeiras reflorestadas, esse tratamento pode trazer valor comercial e melhorar sua resistência e durabilidade.
Processo de carbonização pela técnica Shou Sugi Ban
Após três séculos a técnica evoluiu e hoje ela é realizada através do uso de maçarico, depois é necessário lixar, limpar e aplicar na madeira um óleo.
O fogo é aplicado diretamente na madeira até alcança a carbonização, não esquecendo que a temperatura deverá ser controlada, o especialista na técnica Shou Sugi Ban tem o conhecimento do tempo e temperatura para atingir o resultado desejado.
Show adorei! Obrigado Luiza , Claudia , Matheus e toda Equipe da Papiro Madeiras.