Nesse mesmo dia, há exatos 20 anos, abria-se um pequeno comércio de esquina, que começou com apenas uma carga de assoalho e um enorme sonho de conquistar o mercado madeireiro brasileiro e mundial. Essa era a Papiro Madeiras no início, uma empresa familiar, dirigida pelo senhor Alberto Pedroso, auxiliado por sua mãe, Rachel Pedroso. Vamos entender um pouco como conseguimos nos tornar referência nesse mercado tão competitivo.
Hoje nós já fizemos história, e buscaremos novos sonhos, sempre trabalhando com gratidão, felicidade, transparência com nosso cliente, fornecedor, parceiro, cuidando do nosso planeta, e nos preocupando com causas sociais.
Entrevistamos as três pessoas que juntos iniciaram essa caminhada, apenas para contar a vocês algumas das historias mais curiosas, os momentos mais difíceis; e os mais prazerosos. Tudo que pode ser relevante para uma empresa em 20 anos de trabalho.
Começaremos com a Rachel Pedroso, co-fundadora da Papiro Madeiras, e principal mente por trás de todo o sucesso alcançado até hoje:
Nesses 20 anos, qual foi o momento mais delicado que já passaram?
“Isso eu nem lembro mais, passaram muitos momentos difíceis, mas acredito que a pandemia tenha sido o maior caos, pois fugiu bastante do nosso controle, diferente de outros problemas corriqueiros, que conseguimos passar sem maiores tristezas.”
O mercado mudou muito desde a inauguração da empresa, como foi para a senhora adaptar a empresa e a si mesma, às novas tecnologias e nuances do mercado?
” Eu admito que não me adaptei muito à tecnologia, mas minha equipe sempre esteve ao meu lado e me ajudou bastante, essa parte de tecnologia dou créditos a eles.
Mas tudo isso de novidade, veio pra ajudar, e vejo que estamos melhores, mais rápidos, mais prontos e atualizados pra continuarmos fortes e eficientes no nosso ramo.”
Conte-me uma grande conquista pela qual a senhora se orgulha?
” A Papiro é minha grande conquista, estou extremamente satisfeita com o trabalho realizado aqui dentro, meu filho, cada dia mais se aprimorando, trabalhando de forma séria, honesta, eu não poderia pedir nada mais que isso. E hoje já temos na equipe meu neto Alberto Galdino, que juntou-se a nós a poucos meses, e vem aprendendo o trabalho e pode nos ajudar na continuidade da Papiro Madeiras.”
E pra finalizar, um momento marcante?
” Um dos maiores sonhos foi o caminhão que conseguimos comprar, ele era lindo, enorme, marcou muito pra mim, pois foi uma felicidade extrema. Infelizmente, veio a pandemia e tivemos que vendê-lo para comprar estoque, porém foi um passo pra trás para darmos inúmeros passos a frente, lembrarei dele com todo amor e carinho, e graças a Deus, hoje conseguimos comprar um novo caminhão, menor, mas aos poucos conseguiremos novamente.”

Agora nossa breve entrevista com José Lisboa, nosso motorista e primeiro funcionário da Papiro:
Qual a sua expectativa 20 anos atrás? E como você a vê hoje?
“Quando eu entrei na firma, eu não imaginava que chegaríamos onde chegamos, pois no início foi bastante difícil, ainda estávamos regularizando a firma, e Jesus nos abençoou e conseguimos passar por tudo com a graça do Senhor e iremos muito mais longe ainda.
Muitos passaram por aqui, alguns mais velhos que ainda trabalham aqui, como eu, a Cláudia, a Luzia, e outros que nos deixaram.”

O que a Papiro representa na sua vida?
“A Papiro na atualidade é minha casa, minha famíia, trabalhamos juntos há bastante tempo, temos uma excelente equipe, e mesmo com todas as minhas responsabilidades aqui, eu consigo me sentir em casa.”
Você, como nosso caminhoneiro, já fez inúmeras viagens e visitas a clientes, tem alguma curiosidade ou viagem em especial para nos contar? Algum lugar que queira conhecer?
“ Teve uma viagem muito bacana, fiz pra Santa Catarina, levei uma carga de deck, ficamos 3 dias lá, e conheci algumas praias de lá, a ida foi bem tranquila, a volta foi melhor ainda.
Tenho, com certeza, sempre quis conhecer Rondônia, Mato Grosso, que são lugares muito lindos, e centros comerciais da madeira, esse é um sonho meu de conhecer.”
Por fim, mas longe de ser o menos importante, conversamos com o diretor da Papiro Madeiras, Alberto Pedroso Júnior:
A Papiro Madeiras completa 20 anos, como surgiu a idéia de abrir a Papiro Madeiras?
“Eu trabalhava em uma outra madeireira e fui mandado embora, com 1 filho e outro a caminho. Sem trabalho fui numa madeireira parceira, e vendia a madeira deles, ganhando comissão e juntando dinheiro para tentar abrir uma madeireira.
Foi aí que minha mãe entrou, e pagou metade de uma carga de assoalho de Ipê de 20cm, e a outra parte minha irmã me ajudou. Vendi toda a carga e comprei uma caxeta com o lucro da venda. Essa caxeta eu coloquei num pátio que dividia com um parceiro meu do mercado de material de construção, metade do patio ele colocava os produtos e na outra parte, eu colocava minha madeira, e assim, após 1 ano, abri a Papiro Madeiras na rua das Roseiras, Vila Lúcia.”

Nesse período o que foi mais difícil?
“O crédito foi o mais difícil de se conseguir, pois precisavamos de prazo para comprar novas madeiras, e foi através da confiança de meus fornecedores, principalmente da família Dalmolin, de Rondônia, Espigão do Oeste, que liberava o crédito, confiando no meu trabalho, e abastecendo nosso depósito, somos grandes parceiros até hoje.”
Quando você compra madeira, qual a sua maior preocupação?
“A origem da madeira, pois pensamos sempre no meio ambiente e pensamos no nosso cliente, temos alvará, DOF, Cadmadeiras, laudo de liberação do bombeiro todos os documentos necessários para oferecermos uma madeira 100% legal e proveniente de manejo florestal sustentável.”
Qual o motivo que faz a Papiro Madeiras diferente das demais revendedoras de madeiras?
“O nosso principal diferencial é o documento de origem, e o segundo é que nossas madeiras são secas, para acabamentos finos. Trabalhamos também com uma grande variedade de espécies.
Como trabalhamos sempre com os mesmos fornecedores, podemos garantir o padrão de qualidade da madeira, secagem, e a continuidade do trabalho de nossos clientes, que geralmente tem uma necessidade de madeira que podemos fornecer.”
Onde voce vê a papiro daqui 5 anos?
“Queremos desenvolver nossa loja virtual para oferecer esse produto tão nobre e exclusivo, aos consumidores finais, pois trabalhamos, quase que exclusivamente, com marceneiros e madeireiros.
Uma outra meta é alcançar o mercado mundial, realizando vendas com documentação correta, cumprindo a legislação ambiental, visando a sustentabilidade e o manejo florestal, para enfim, realizarmos nossa primeira venda de exportação.”
E com esses relatos, nós da equipe Papiro Madeiras, agradecemos imensamente todos vocês. Juntos, construímos essa linda história, e a participação de cada cliente, fornecedor, amigo, funcionário, todos que passaram pela Papiro, foram de extrema importância. Nossos votos são para que esses 20 anos virem 50 anos, 90 anos, e o que podemos garantir a vocês, é sempre o melhor atendimento, cuidado, atenção e qualidade no produto.
Com carinho, Papiro Madeiras.
Parabéns Papiro Madeiras!!
Obrigado Raniéder e toda a equipe da Neoads.
Que essa parceria Papiro Madeiras x Neoads continue no mínimo pelos próximos 20 anos.
Equipe Papiro Madeiras