fbpx

PINUS E EUCALIPTO AUTOCLAVE

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é abril-papiro-scaled.jpg

A importância do tratamento em Autoclave

Não estamos falando apenas da qualidade final do produto tratado em autoclave, mas da mudança de pensamento quando o assunto é madeira para construção. Aquela velha historia que a madeira é um material descartável em um mundo que visa à sustentabilidade não pode mais existir.

Assim quando a madeira passa pelo tratamento de autoclave, a sua resistência e durabilidade se tornam excelente. Nesse tratamento de impregnação por pressão o resultado se torna mais evidente mesmo quando a madeira está lugares com perigo de ataque de insetos e umidade constante. No caso da construção civil, o reaproveitamento passa a ser viável.

A madeira tratada em autoclave pode ter vários tipos de corte:

  • Decks
  • Tábuas
  • Vigas
  • Caibros
  • Sarrafos

Sua utilização é bem versátil, já que sua aplicação pode ser em varias situações.


Quais as madeiras que são tratadas em autoclave?

Normalmente as madeiras tratada em autoclave são o pinus e o eucaliptos.

Pinus e eucalipto são madeiras de reflorestamento, com fácil adaptação ao clima e solo no Brasil.

Após vários anos de pesquisas, hoje as madeiras reflorestadas que são diferentes uma das outras, foram modificadas geneticamente para serem utilizadas tanto na construção civil quanto para acabamentos finos e moveis em geral. Devemos sempre lembrar que quando o assunto é madeira de “lei” ou reflorestada, existe legislações a serem seguidas.

Mas o que seria o tratamento de autoclave?

O primeiro passo para o tratamento é ter certeza que a madeira está seca, para o aproveitamento correto do imunizante.

Existem duas formas de secagem da madeira:

  1. In natura – a madeira necessita ficar tabicada, em ambiente ventilado por um período até atingir a umidade ideal para uso; e
  2. Estufa automatizada – além de acelerar a secagem, passa a existir um padrão na hora de secar a madeira, agregando maior durabilidade e resistência.

De forma bem resumida o ciclo da autoclave é: coloca-se a madeira dentro do equipamento; armazena-se o imunizante no tanque; a autoclave tem a função de submeter a madeira a um vácuo que vai retirar toda a sua umidade e ar que existe no interior de suas células; quando o processo do vácuo atingir o limite total a solução do tanque passa a ser introduzida na autoclave, devido a alta pressão irá penetrar em todas as células da madeira; o tempo de introdução da solução será até que a madeira esteja toda saturada da solução; o restante do imunizante retorna para o tanque e com isso reduz a pressão dentro da autoclave, reduzindo também o excesso de imunizante que está na superfície da madeira, todo esse procedo tem duração aproximada de 4 horas.

O produto utiliza para a impregnação pode ser um composto químico puro ou misto. Verifique sempre com o seu fornecedor qual composto químico está sendo utilizado.

Uma boa composto químico deve ser aquele que seja eficiente e eficaz aos agentes biológicos, porém cause nenhum efeito nos homens e animais.

A Papiro tem madeiras autoclavadas?

Sim, temos madeiras autoclavadas.

Temos eucalipto e pinus autoclado.

Entre em contato com nossos vendedores para saber qual produto atende melhor sua obra ou visite nossa loja virtual.

https://loja.papiromadeiras.com.br/

Telefone: (11) 2911-5376

Whatsapp: (11) 98624-8711

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *