Fone: (11) 2911-5376 | WhatsApp: (11) 98624-8711

A Ecologia e a Madeira

A sustentabilidade é uma preocupação mundial, por isso cada vez mais utilizamos a madeira de maneira responsável e sustentável.

Métodos de sustentabilidade estão sendo criados pelas empresas para tratar a madeira, esse produto que traz tantas utilidades e benefícios à sociedade.

A madeira é renovável, reutilizável através do método da reciclagem, fator sustentável para a preservação ambiental e para a economia.

Manejo Florestal

Trabalhamos com madeiras nativas e de reflorestamento, com origem e provenientes de manejo florestal, respeitando o meio ambiente e visando a sua sustentabilidade.

Importância da Procedência da Madeira

Produtos Papiro Madeiras

Toda madeira extraída em território nacional deve ser certificada e precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pela Portaria MMA nº 253, de 18 de agosto de 2006. Trata-se de uma licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre sua procedência. Emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), esse certificado atesta que a madeira foi extraída legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa. O documento dá um mapa de onde e como essa madeira foi retirada.

Para exploração de madeira legal é necessária a Autorização de Exploração (AUTEX), que pode ter origem a partir de:

  • Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS),
  • Autorização de Desmate para Uso Alternativo do Solo ou
  • Autorização para Supressão da Vegetação.

Nesses dois últimos tipos de extração, o manejo é o convencional e, apesar de legal nos termos da lei, não é sustentável. Por outro lado, quando a madeira é extraída de áreas com Plano de Manejo Florestal Sustentável, o impacto ambiental gerado é muito menor, garantindo a conservação das florestas e a continuidade da disponibilidade de matéria prima para as próximas gerações.

Fechar Menu